Desfile Cívico

Desfile Cívico
Desfile Cívico

sábado, 31 de julho de 2010

A Parábola da Rosa

Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente. Antes que ela desabrochasse, Ela examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou: “Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?”

Entristecido por este pensamento, ele se recusou e regar a rosa e antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é como muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: São as quantidades dadas por Deus. Dentro de cada alma temos também espinhos: São as nossas faltas.

Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos despertamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nos recusamos a regar o bem dentro de nós e, conseqüentemente, isso morre. Nunca percebemos o nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas. Portanto, alguém mais deve mostrar a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.

Esta é a característica do amor. Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas vezes. Portanto, sorriam e descubram a rosa que existe dentro de cada um de vocês e das pessoas que amam...

Autor desconhecido.

Sonhos...

Sempre que temos um sonho em fazer algo... qualquer coisinha que dá errado, pulamos do barco. Nunca devemos disistir dos nossos sonhos e correr atrás dos nossos objetivos, é tão bom quando o sonho da gente se realiza, tudo de bom acontece.

Muita gente planta a rosa e não espera nascer... Já que que brote antes do tempo, passando por cima e acaba quebrando a cara.

Rflexão do texto: A parábola da Rosa
Autor desconhecido.

Alunos: Alana, Simone, Adaltro e Paulo Henrique.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Treino


Futebol é paixão nacional... Isso não seria diferente com os nossos jovens.
Parabéns à treiandora Daice pelo empenho.

...E agradecemos o espaço cedido toda semana no Ginásio de Esportes.

Depois vamos enviar o bola cheia e o bola murcha pro Fantástico! Rs...

Mais fotos...


As meninas estavam empolgadas...

Iniciativa para fanfarra


Imagine um grande barulho??

Mas eles gostaram... e eu também!!

O professor Denis apresentou os instrumentos aos jovens com o apoio da fanfarra Met&oros.

Veleu Jovens!!! Esperamso que se dediquem ao máximo...

O que é o Projovem?


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

fonte: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/servicos/projovem




Em Capim Grosso, o ProJovem conta com profissionais qualificados para atender aos jovens:

  • Secretário Municipal de Assistência Social Marcone Novais
  • Coordenadora: Leide Rios
  • Assistente Social: Lucidalva Teles
  • Orientadoras sociais: Suely Morais, Edilene Rosa, Alone Brito e Dayse Soares
  • Facilitador de Oficina de Música: Denis Wilson
  • Facilitadora de Oficina de Esporte: Daice Quelle
  • Facilitador de Oficina de Dança e Teatro: Veldeir Gomes
  • Facilitador de Oficina de Informática: Marcos Carneiro
  • Facilitador de Oficina de Capoeira: Jovan Coelho
  • Recepcionistas: Viviane de Souza e Luzinete Alves
  • Merendeira: Maria de Lourdes
  • Zeladora: Everilda Silva
Se você tem o perfil do ProJovem, procure-nos!
Av. Leonísio Ferreira, Centro
Capim Grosso-BA

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Meio Ambiente

O ser humano está poluindo todo o mundo
E você vai fazer o quê?
Ver o planeta derreter?
O esgoto conromper?
A floresta desaparecer?

Agora pense, reflita
Olhe pra sua vida
O mundo tá morrendo
E você não acredita

Então tome uma atitude
Para melhorar
Se não saberemos
Como o mundo vai ficar.

Alunos do ProJovem: Davidson, Paulo Henrique, Uanderson, Pedro Henrique.

ProJovem em CG é notícia!!

Projovem Adolescente monta grupo de quadrilha e brilha no São João de Capim Grosso
Notícias - Capim Grosso
As festividades Juninas passaram, mas as lembranças dos eventos são muitas. Para a turma do Projovem Adolescente ainda mais, turma essa que realizou evento no CRAS para comemorar o São João, evento esse que contou com as participações de representantes do programa e familiares que puderam acompanhar a quadrilha e o casamento caipira. Pra completar a noite de festa realizada no dia 17 de Junho, muito forró ao som de sanfoneiros, animação e muito arrastapé foram os principais ingredientes desse encontro.

Além da apresentação ora destacada, o grupo de Jovens do Provem Adolescente que vem também trabalhando o teatro com o facilitador Valdeir, esteve animando os presentes na noite do dia 27 na Praça 9 de Maio, em meio às festividades do São João da Copa. Na referida noite espaço para a apresentação de mais um show de quadrilha, a turma fez bonito e arrancou aplausos da grande platéia.

O trabalho desenvolvido com os adolescentes e jovens acontecem na antiga Secretaria de Assistência Social na Avenida Leônicio Ferreia, antiga Senhor do Bonfim, trabalho esse que tem como coordenadora Leide Rios, a popular Leidinha, assim como a assistente social Lucidalva e a facilitadora de oficinas Daice.

Conheça o trabalho, valorize, promova e seja mais um a contribuir com o sucesso dessa turma.

Texto: Arnaldo Silva.

Fotos: Leide Rios, Coordenadora do Projovem Adolescente.

fonte: www.arnaldosilvaradialista.com

Mensagem para os jovens

Edson Gonçalves Ferreira*

É necessário
que os nossos jovens reaprendam a alegria de viver,
curtindo as delícias da aurora da vida e saibam que o tempo de vocês, jovens, é o de descobrir o valor da ternura da amizade
e as delícias do amor, sem confundir amor com sexo.

É fundamental
que os nossos jovens esqueçam, todos os dias,
um pouco o computador, o e-mail, o telefone
e voltem a conversar com os pais, com os tios, com os avós, com os amigos,
saboreando a sinceridade do olho no olho
e o calor dos abraços e dos beijos fraternais.

É imponderável
que os nossos jovens descubram
que o corpo é o templo do Espírito Santo e, assim sabendo, valorizem mais, muito mais, o seu corpo e redescubram a alegria de correr pelos campos a fora, de praticar esportes, sentindo a delícia doce do vento nas faces.

É super importante
que os nossos jovens voltem, urgente,
a cultivar o hábito de viajar
pelas páginas dos livros, a fim de viver outras vidas através dos inúmeros personagens imortalizados por homens e mulheres que ousaram sonhar e, até hoje, nos encantam
com suas letras douradas.

É sagrado
que os nossos jovens se lembrem,
todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todos os segundos,
que devemos amar o próximo como a nós mesmos e isso, meus jovens,
inclui respeitar o outro, sabendo que cada ser humano é diferente,
totalmente diferente do outro
e precisamos cobrar mais de nós mesmos e menos do próximo.

*Edson Gonçalves Ferreira - membro da Academia Divinopolitana de Letras.